De uma maneira simples, podemos dizer que a origem das cores está ligada à presença de luz em um determinado local. Isso ocorre porque só podemos ver um objeto quando um feixe de luz está nele – e é quando a cor do objeto se manifesta.

Os raios de luz contêm todas as cores, mas quando caem em alguma coisa, apenas uma delas é refletida. Por exemplo, quando você vê um objeto vermelho, significa que ele está absorvendo todas as cores do feixe de luz e refletindo apenas a cor vermelha.

Deseja descobrir como algumas cores clássicas podem influenciar a decoração? Confira o post!

Origem das cores: Preto

Algo interessante sobre essa cor é que, de fato, é a combinação de todas as cores. Parece confuso? Calma, vamos explicar! Como dissemos, a cor que vemos em um objeto é aquela que ele não absorve, ou seja, a que é refletida. Mas com o preto esse processo é diferente, pois se origina da união de todas as cores. Isso significa que eles são todos absorvidos e nenhum é refletido.

Apesar desta curiosa origem, o preto é uma cor clássica na decoração. Esse tom transmite a idéia de modernidade, poder, elegância e sofisticação, mas também pode estar ligado a sensações mais sombrias, como solidão e luto. Por esse motivo, é necessária moderação ao usá-lo para não sobrecarregar o ambiente.

Branco

Enquanto o preto é a combinação de todas as cores, o branco é a sua ausência. Isso significa que, quando vemos um objeto com uma tonalidade branca, ele reflete todas as cores provenientes de uma fonte de luz, sem absorver nenhuma.

Em objetos decorativos e no design geral de um ambiente, essa cor traz muita luz e simplicidade. No entanto, também torna o local mais elegante e minimalista.

Outro aspecto positivo é que o branco combina com todas as cores e pode ser facilmente incluído na decoração para dar ao ambiente uma sensação de paz, harmonia, estabilidade e limpeza.

Origem da cor: Vermelho

Utilizada desde os tempos pré-históricos, a origem da cor vermelha é uma das mais presentes em nossas vidas diárias. Segundo registros arqueológicos, o vermelho era usado em pinturas rupestres, para fins estéticos em pinturas corporais e até mesmo para simbolizar sangue em rituais religiosos.

No período neolítico, o pigmento usado para criar essa cor começou a ser extraído da cochonilha – um inseto encontrado na região do Mediterrâneo.

É uma cor intensa e capaz de gerar grandes alterações emocionais, portanto, deve ser usada com cautela na decoração. Tem uma forte relação com sentimentos como amor, ódio, entre outras emoções.

Quando presente em um ambiente, o vermelho pode estimular um aumento da freqüência cardíaca ou o aparecimento de reações agressivas. No entanto, quando usado em um tom mais escuro, pode causar a impressão de respeito e seriedade.

Origem da cor: Azul

Curiosamente, o nome dessa cor vem de uma pedra semipreciosa, lápis-lazúli. Cerca de cinco mil anos atrás, os egípcios usaram essa pedra para obter o tom azul. No período medieval, os camponeses começaram a usar a extração de um pigmento, chamado isatis, como outra alternativa.

Como as outras origens das cores mencionadas, o azul também é um tom muito popular na decoração. Especialmente ao contrário do vermelho, essa cor traz uma sensação de relaxamento, tranquilidade, serenidade e paz. Portanto, é amplamente utilizado em quartos e áreas de descanso. É também um tom que combate as energias negativas e pode ser aplicado em locais quentes para criar um ambiente refrescante.

Agora você conhece melhor a origem das cores e como elas podem influenciar as energias de um ambiente. Portanto, tenha muito cuidado ao escolher os tons que estarão presentes em sua decoração. Afinal, é necessário manter a harmonia para garantir um ambiente bonito e bem decorado!

Descubra em nosso site cores e variedades de tecidos para incorporar em sua decoração, seja ela mais quente, fria ou neutra.

Equipe do AD Boutique Mkt
Descubra nossa loja, clique aqui
Encontre-nos em nossas redes sociais
Instagram

AD Boutique

Alta decoração sob medida

powered by Typeform

Contatos

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 125

Jardim América – 01441-000 -S ão Paulo

 

(11) 2613-8447

Redes Sociais

Scroll Up